Início / Curiosidades / Quebrando “Tabus” A Respeito Da Dieta Paleo

Quebrando “Tabus” A Respeito Da Dieta Paleo

Todos os programas de dieta têm aqueles que são a favor e apoiam, bem como aqueles que discordam e são contra. A Dieta Paleo não é diferente neste aspeto.

A primeira coisa a entender sobre a Dieta Paleo, é que ela é melhor descrita como um modo de vida, em oposição a uma “dieta”. Como tal, a abordagem Paleo para queima de gordura ou perda de peso continua a atrair muita atenção na mídia e na internet.

Se esta é primeira vez em que está lendo sobre a Dieta Paleo, pode ser descrita resumidamente assim: corpos saudáveis, magros são alcançados comendo como os seres humanos do Paleolítico.

Coma somente carnes, aves, peixe, legumes, frutas, nozes e ovos. Evite produtos de grãos integrais, laticínios, leguminosas (feijões), e alimentos processados.Quebrando “Tabus” A Respeito Da Dieta Paleo

Qualquer pessoa que comece uma nova dieta ou mudança em seu estilo de vida deve olhar para ela com um olhar perspicaz, e contemplar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de segui-la.

Caso decida iniciar a dieta, uma boa ideia é registrar, atualizar e acompanhar a evolução de suas informações e medidas, ou seja, acompanhar o seu progresso, o seu desempenho.

Algumas Objeções A Respeito Da Dieta Paleo

“Os seres humanos do Paleolítico não viveram por muito tempo. Portanto, a Dieta Paleo não é uma escolha muito boa para um novo estilo de vida.”

Esta geralmente é a primeira objeção que as pessoas têm em relação à Dieta Paleo, basta compreender que se trata de imitar os hábitos alimentares dos seres humanos da Idade da Pedra.

Obviamente, os homens das cavernas não tinham acesso às mesmas técnicas médicas que temos hoje. Mesmo seguindo a dieta, esse fator de que não tinha as técnicas médicas atuais, contribuíram para a diminuição da longevidade dessas pessoas.

Alguns antropólogos acreditam que as condições que vemos hoje, de elevadas taxas nos jovens, tais como diabetes, doença de celíaca, obesidade, acne, eram praticamente inexistentes nas pessoas da era paleolítica, graças à sua alimentação natural.

Uma curta resposta em relação à objeção da longevidade do homem das cavernas, é que as pessoas do Paleolítico teriam vivido o mesmo que os seres humanos modernos ou até mais se tivessem acesso às mesmas soluções médicas que temos hoje.

Já que no decorrer de suas vidas a saúde em geral era melhor, devido à ausência de doenças decorrentes da alimentação dos humanos modernos.

“A Dieta Paleo é pobre em fibras”

Ao observar a lista de alimentos Paleo, você poderá cogitar que a Dieta Paleo é desprovida de fibra, já que os grãos integrais não são permitidos no plano da dieta.

Atualmente de médicos a fabricantes de alimentos estão empurrando a ideia de que temos que ingerir fibras em nossa alimentação, e que a melhor maneira de obtê-las é através de aveia ou cereais integrais.

A fibra é realmente muito importante, porém, há uma abundância de alimentos no Plano Alimentar Da Dieta Paleo que têm teor em fibras, tanto quanto os grãos integrais.

Uma quantidade típica de cereais integrais possuem cerca de 4 gramas de fibra. Veja está pequena lista de alimentos que estão no cardápio Paleo, observe que eles possuem a mesma quantidade ou até mais fibras por porção:

Framboesas = 8 gramas de fibras
Maçã = 4,4 gramas
Pera = 5,5 gramas
Brócolis = 5,1 gramas
Alcachofra = 10,3 gramas

Em outras palavras, as fibras não existem apenas nos grãos integrais.

“Mas pão e leite são minhas comidas favoritas!”

Sim, você tem que sacrificar alguma coisa. Na Dieta Paleo, você não precisa ficar cantando colorias, assim como em outras dietas, desde que esteja comendo alimentos do cardápio Paleo, o tamanho das porções não é motivo para grandes preocupações.

Porém você precisará entender que para perder essa gordura da barriga teimosa, deverá eliminar o leite e produtos de grãos de sua dieta.

Para isso você terá que decidir o que mais quer: Comer pão e queijo ou se sentir saudável novamente? Algumas pessoas que tiveram sucesso com a Dieta Paleo, hoje se permitem comer um cheeseburger de vez em quando, porém outros juram não querer mais sequer ingerir alimentos que engordam, que sejam industrializados, que possuem corantes, conservantes, aromatizantes e outras substâncias químicas.

De qualquer maneira, qualquer coisa que seja de valor, requer certa dose de disciplina, até mesmo a Dieta Paleo.

Aprenda tudo de melhor em saúde e bem-estar com a Dieta Paleo e suas receitas, para isso conheça agora mesmo o nosso ebook oficial:

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vá para o topo