Início / Curiosidades / Posso Realmente Ser Saudável E Perder Peso Comendo Como Nossos Antepassados Das Cavernas?

Posso Realmente Ser Saudável E Perder Peso Comendo Como Nossos Antepassados Das Cavernas?

Sejamos honestos, a maioria de nós poderia comer mais saudável, principalmente aqueles que estão acima do peso.

No entanto, saber disso e fazer algo a respeito disso são duas coisas completamente diferentes, e nossa busca para ser mais saudável torna-se ainda mais difícil pela quantidade de opiniões adversas, conflitantes que recebemos diariamente sobre quais os tipos de alimentos que devemos comer.

Parece que há sempre um novo “superalimento” que deve ser incluindo em nossas refeições, ou ainda uma outra dieta que vai ajudar o excesso de peso simplesmente desaparecer.

Uma dieta que tem recebido muita atenção recentemente é a Dieta Paleo, introduzida pela primeira vez na década de 70, baseada em alimentos que deveriam ter sido comidos há milhares de anos atrás.

Mas, será mesmo a dieta supostamente apreciada por nossos ancestrais das cavernas uma alternativa mais saudável? Será que se eu virar as costas a milhares de anos de desenvolvimento, preparar e comer comida de modo paleolítica, realmente conseguirei perder peso e diminuir o risco de doença?

Então E Agora…

Afinal, qual é a diferença entre o que comemos agora e o que os nossos antepassados ​​comeram há centenas de milhares de anos atrás?

Conhecida como Dieta do Paleolítico, Dieta da Idade da Pedra, Dieta do Homem das Cavernas ou Dieta Paleo, defende os tipos de alimentos que foram comidos por nossos antepassados ​​durante o Paleolítico, daí o nome.

Este foi um período de cerca de 2,5 milhões de anos, que terminou por volta de 10.000 anos atrás. Durante esse tempo, a alimentação dos seres humanos consistia principalmente de peixe, carne, legumes, frutas e nozes.

Um dos acontecimentos após o fim do período paleolítico foi o desenvolvimento da agricultura. Isto foi o que alterou drasticamente a nossa dieta diária, passou-se a comer alguns alimentos como grãos, batatas e produtos lácteos.

Alimentos como estes tinham sido em torno de muitos anos antes de esta revolução agrícola, mas sem a capacidade de processar adequadamente e cozinhá-los, eles teriam sido prejudiciais para comer.

O avanço rápido de alguns milhares de anos, fez com que surgissem as dietas modernas compostas de refinados e processados – “novos alimentos”, também compostos por alguns adicionais industrializados como sal e açúcar.

A alimentação passou a ser muito diferente da que os homens das cavernas se beneficiaram, cujos apoiadores da Dieta Paleo argumentam ser algo que tem um impacto significativo sobre a nossa saúde.

O Que Faz Da Dieta Paleo Ser A Melhor?

Posso Realmente Ser Saudável E Perder Peso Comendo Como Nossos Antepassados Das Cavernas?

É uma dieta composta de alimentos muito mais saudáveis, alimentos que nossos corpos são propícios a ingeri-los. Ou seja, ao longo de centenas de milhares de anos, nossos ancestrais eram “caçador-coletores”, sobreviviam com carne de animais alimentados com capim, peixes, plantas, legumes e frutas, sendo este o tipo de alimentação que nosso corpo se acostumou e está habituado a digerir.

O que significa que, quando essa alimentação é alterada, por exemplo, para grãos, batatas e produtos lácteos, nossos corpos são menos capazes de processar esses alimentos, o que contribuiu para uma série de problemas de saúde.

Mas O Que É Que Faz Desses Alimentos Tão Ruins?

Um dos componentes principais encontrados nos alimentos que não fazem parte do Cardápio Paleo, e que deve ser evitado é a lectinas. Uma proteína encontrada na maioria das plantas, especialmente em alimentos como cereais, nozes e batatas.

Essa proteína age como defesa natural da planta contra bactérias, insetos, roedores, e praticamente qualquer outra coisa que possa querer comê-la, inclusive nós.

As lectinas podem desencadear uma reação alérgica no corpo humano, podendo também contribuir para certas doenças tais como: diabetes, artrite e reumatoide.

Tá aí um dos motivos pelos quais a Dieta Paleo também proíbe os produtos lácteos, devido a grande maioria dos animais que fornecem esses alimentos serem alimentados por grãos.

Ao excluir e substituir estes alimentos que contém lectina de sua alimentação, o seu corpo evoluíra no processo da dieta.

Muitos dos alimentos que também devem ser evitados na Dieta Paleo, normalmente são ricos em hidratos de carbono, algo que favorece diretamente na perda de peso.

Mas,será mesmo que comer mais carne e simplesmente evitar todos os alimentos que contêm lectinas realmente é o segredo para uma dieta saudável?

Dificuldades De Seguir A Dieta Paleo

A Dieta Paleo é baseada no modelo de “caçador-coletores”, mas supondo que todos os caçadores-coletores da era paleolítica vivenciassem nos dias atuais, provavelmente não se alimentariam da mesma dieta.

O ambiente que eles viviam deu-lhes uma dieta que era cerca de 65% de carne e 35% de plantas, algumas tribos modernas são um exemplo perfeito do estilo de vida caçadores-coletores, sobrevivendo muito bem de forma oposta aos antigos paleolíticos – Carne 35% e 65% de alimentos vegetais.

Além disso, a carne de hoje não é exatamente a mesma carne que os homens das cavernas comiam.

Nossos ancestrais da Idade da Pedra não caminhavam até o supermercado mais próximo para pegar cortes de produção em massa, de animais “bombeados” com hormônios de crescimento, antibióticos e pesticidas.

Mesmo as carnes mais organicamente recomendadas pelos defensores Paleo ainda assim, será muito diferente das carnes recolhidos pelos caçadores-coletores originais.

Mudança Já!

Ao seguir uma dieta ocidental moderna composta de grãos, alimentos lácteos, processados, refinados entre outros não-Paleo, você também poderá emagrecer.

Porém como já é de conhecimento de todos nós os alimentos altamente processadosaqueles que atualmente são muito consumidos pela grande maioria das pessoas, definitivamente não são saudáveis.

A melhora maneira de perde peso promovendo melhorias na sua saúde tais como: redução de dores, taxas de glicose, colesterol reduzidos, entre outros benefícios já citados, só são promovidos com uma alimentação Paleo.

A Dieta Paleo pode realmente ajudar aquelas pessoas que estão querendo perder peso com o auxilio de uma dieta mais saudável.

Portanto quer perder alguns quilos e se sentir saudável, conheça mais a respeito de nutrição e Receitas Paleo em nosso ebook oficial:

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vá para o topo