Início / Curiosidades / O Que é a Dieta Paleo?

O Que é a Dieta Paleo?

Por definição, a dieta Paleo, que também é conhecida como dieta paleolítica, dieta do homem das cavernas ou dieta da Idade da Pedra, é um plano nutricional que é baseado na dieta de nossos ancestrais que viveram no período paleolítico. 

A Dieta Paleo é muito antiga e ficou mais conhecida em meados de 1970, devido a um livro criado por Walter Voegtlin chamado “A dieta da Idade da Pedra”. De acordo com o autor, imitando a dieta dos povos antigos, o homem moderno poderá se beneficiar de tal forma que ele vai ter um corpo mais magro e mais disposto por causa do alto teor de proteína e baixa ingestão de carboidratos dos alimentos.

Esta dieta tem sido debatida hoje em dia por médicos e profissionais de saúde. Mesmo assim, desde a invenção desta dieta, ela foi considerada por muitos como uma solução eficiente em alcançar uma vida mais saudável.

Porque Dieta Paleo?

Conforme falei no início, você também deve ter ouvido falar da Dieta Paleo como: a dieta do homem das cavernas e dieta da Idade da Pedra. Durante esta era, os humanos dependiam mais da caça e limpeza para conseguir comida, é por isso que a maior parte de sua dieta consiste de peixe, carne, legumes, nozes e outras plantas selvagens.

Qual é a Dieta Paleo Ideal?

A ideia principal do plano de uma Dieta Paleo, é consumir alimentos que são comestíveis em seu estado natural ou então alimentos que precisam serem cozidos. Eles devem ser preparados da maneira mais simples possível. Esta prática é padronizada pelo estilo de vida dos nossos antepassados ​​que viveram da caça, pesca e coleta de plantas comestíveis. 

A conveniência de cozinhar, como temos hoje em dia, não estava disponível naquele momento. Uma das coisas que realmente gosto desta dieta, é que quando eu estou pensando num determinado alimento, eu basicamente só preciso me fazer uma pergunta básica, que é:

“Se eu estivesse vivendo na Idade da Pedra, este alimento estaria disponível para mim?”

É interessante refletir que, embora as pessoas daquela época não tinha a tecnologia ou a mesma recompensa de alimentos que temos hoje, que eles literalmente foram capazes de fornecer seus corpos com alimentos e nutrientes naturais mais em cada carne que comiam.

dieta paleo1Alimentos Incluídos na Dieta Paleo:

Aqui estão os principais alimentos a serem incluídos no plano de Dieta Paleo:

1. Carne: Qualquer tipo de carne, desde que seja magra. Para fazer esta dieta, prefira frutos do mar para ser a fonte de carne nobre, pois eles são fáceis de adquirir e alguns podem ser consumidos, mesmo de forma crua. 

Além de carnes típicas, a Dieta Paleo também incentiva o consumo de carnes como fígado, pois têm baixo teor de gordura e rica em proteínas. A carne é um alimento importante no plano desta dieta, pois é a principal fonte de proteína e os seres humanos devem ter uma dieta rica em proteínas que ajuda a construir músculos no corpo e nos fornecer energia suficiente para sustentar nossas atividades cotidianas.

2. Vegetais Crus: Os legumes nunca serão deixado de fora desta dieta, mas a ideia principal é que você tem que comê-los crus ou o mais próximo possível de cru possível. Cozinhar é bom, mas não é recomendável pois, durante o processo de cozimento, as vitaminas e o valor nutricional dos alimentos podem ser perdidos, deixando os alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional. Sempre que possível, os vegetais devem ser comidos de forma crua, pois desta forma você terá mais vitaminas e benefícios nutricionais que são excelentes para o corpo.

3. Nozes: Algumas nozes são também uma parte do plano da Dieta Paleo, pois elas são uma boa fonte de fibras e proteínas e tem menos gorduras que outros alimentos. Os tipos de nozes permitidos na dieta do homem das cavernas são nozes brasileiras, amêndoas e macadâmia. No entanto, amendoim e castanha de caju não são recomendados, porque eles têm um maior teor de gordura.

4. Frutas: As frutas também devem ser considerados na dieta da Idade da Pedra, pois têm muitas das coisas boas que o corpo necessita diariamente.

Pontos a Considerar:

Embora existam muitos benefícios óbvios para praticar a Dieta Paleo, também há alguns pontos a considerar antes de entrar para neste tipo de dieta.

=> A Dieta Paleo é uma dieta de baixos carboidratos. Ela se baseia mais em sustentar o corpo com a energia derivada da proteína.

=> Ela se concentra apenas em determinados grupos de alimentos, que são os mais simples para serem comidos e preparados.

Obs.: Recomenda-se consultar um profissional de saúde ou um nutricionista antes de iniciar a prática Dieta Paleo.

A dieta Paleo é uma dieta modelada a partir da forma como o homem das cavernas se alimentava. Se você quer viver de forma saudável e ter uma visão mais positiva da vida, é uma ótima forma de começar a mudança de seus hábitos alimentares e comer da mesma forma que os nossos antepassados ​.

Se você gostou desta dieta, com certeza irá se interessar pelo ebook oficial aqui do blog que possui mais de 100 receitas específicas da Dieta Paleo. Confira:

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vá para o topo