Início / Curiosidades / Dieta Paleo – Um Novo Estilo De Vida

Dieta Paleo – Um Novo Estilo De Vida

Pare e pense nos cardápios, alimentos e escolhas dos dias de hoje…Perceba o quanto essas escolhas vem mudando, através de cada nova geração que vai surgindo.

A maioria das escolhas de hoje são de um cardápio rápido, sem valor nutricional algum e repleto de conservantes. Essa, infelizmente parece ser a escolha dos dias atuais e das gerações futuras.

Ao olhar as escolhas alimentares de nossos antepassados, os antigos homens das cavernas, caçadores e coletores, é nítida e perceptível à diferença nutricional, saudável e natural feita com o uso e consumo dos alimentos. Um cardápio que não contém alimentos processados, uma comida feita pelo homem.

O principal objetivo da Dieta Paleo é melhorar a nossa alimentação moderna. Vinda dos ideais que muitas das doenças da atualidade (alergias, câncer, problema respiratórios, cardíacos, problemas de pressão, circulação, entre outros) resultam da distância que se afastaram as condições de vida, do homem das cavernas, para agora (um período de mais de um milhão de anos).

A teoria argumenta que, muitos dos problemas nutricionais, de saúde e alimentares de hoje, vêm do fato de que nossos corpos não estão totalmente preparados para lidar com os tipos de alimentos que comemos hoje.

Mesmo já passados milhões de anos, entende-se que a raça humana, ainda não está preparada o suficiente, para se adaptar a fisiologia e o metabolismo de diferentes estilos de vida.

Referindo especificamente ao nosso consumo de produtos lácteos, muitos grãos e também legumes. Nossos corpos e sistemas ainda não tiveram o tempo necessário para que nossos genes e fisiologia se adaptassem a comer esses tipos de alimentos.

Como resultado, a sociedade de hoje está repleta de pessoas com problemas digestivos, obesidade, insuficiência nutricional, intolerância à lactose e outros problemas alimentares causados ​​por consumir esses alimentos industrializados e processados.

Qual Seu Estilo De Vida Está Associada A Dieta Paleo?

Basicamente esta dieta está associada aos hábitos alimentares de um típico homem das cavernas. Isso significa: muitas frutas, vegetais frescos e carnes magras. Alimentos saudáveis e com proteínas.

Uma parte importante desta dieta é que você não tem permissão e deve ficar longe de alimentos processados ​​e refinados.

Um dizer comum entre aqueles que seguem a essa dieta é que: “Se ele vem em uma caixa, não comê-lo!” Parece bastante simples, não é?

Existem inúmeros alimentos disponíveis, que podem fazer parte do cardápio de quem segue uma Dieta Paleo.

Dieta Paleo – Um Novo Estilo De VidaCortes magros de carne são uma característica fundamental desta dieta, e para aqueles que estão interessados, você também pode comer algumas das carnes de órgãos, como fígado e línguas. Conforme eu disse, somente caso esteja interessado ou agrade o seu paladar!

Os laticínios também são um grande problema e, conforme falado no início deste artigo, eles criam alguns dos muitos problemas nutricionais e de saúde, especialmente naqueles que sofrem com intolerância à lactose e problemas intestinais.

Ovos, favorito de muitos, fazem parte do cardápio da Dieta Paleo, porém limitados a apenas 6 ou menos ovos por semana.

O plano de alimentação Paleo também permite uma grande variedade de nozes. Embora muitas pessoas possam dizer que nozes são gordurosas, saiba que as nozes são uma ótima fonte do “tipo bom de gordura”, conhecidas como monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol.

Estudos também comprovam que as nozes ajudam na redução dos riscos de câncer de mama, assim como em outras formas de câncer e, também podem ajudar a reduzir os riscos de doenças do coração.

Quando se trata de consumo de nozes, certamente elas não contêm calorias, porém devem ser consumidas com moderação, assim verá os benefícios dela em seu metabolismo, sem ganhar peso.

A respeito de ficar longe de todos os alimentos que vêm em uma caixa, conforme dito anteriormente, este é um bom conselho geral para esta dieta. Porém ainda assim, existem alguns outros alimentos ruins que devem ser evitados durante a Dieta Paleo.

Os homens das cavernas não tinham a sua disposição essa diversidade de doces industrializados e bebidas açucaradas que temos hoje em dia. Portanto, o açúcar deve ser eliminado praticamente por completo.

O açúcar enquanto doce é saboroso, porém uma das maiores causas de obesidade, diabetes e outros problemas do coração e de circulação, é devido simplesmente ao abuso na alimentação moderna.

Pode ter havido quem sabe, um tempo em que o açúcar foi usado dentro dos padrões razoáveis para o nosso organismo, porém atualmente, a quantidade de açúcar inserida em nossos alimentos (pães, biscoitos, sucos) é assustadora. Sem contar com as adições de adoçantes, xaropes e conservantes.

Grãos e todos os produtos alimentares feito com eles, também não são permitidos, como: panquecas, biscoitos, massas, pães. Assim como também estão fora da Dieta Paleo o grupo dos laticínios, como creme de leite, manteiga, queijo.

Ao ler isso, você pode pensar que a Dieta Paleo é extremamente limitada na escolha de seus alimentos e bebidas. Certifico a você que isso não passa de uma suposição.

Basta você olhar um pouco mais a fundo e explorar as muitas opções disponíveis e irá descobrir que há uma abundância de receitas, livros de receitas e muito mais, com opções de alimentação para um estilo de vida Paleo.

Perde peso é um fator real para quem segue essa dieta, porque o plano alimentar da Dieta Paleo não está apenas focado em refeições de alta proteína.

A Dieta Paleo é uma ótima opção para quem quer ficar saudável e perder peso! Além é claro, dos outros benefícios surpreendentes para a saúde, proporcionados por esta dieta.

Com essa dieta muitas pessoas têm a capacidade de livrar-se de muitos dos problemas de saúde nutricional e doenças causadas pela ingestão de alimentos que seu corpo simplesmente não está preparado para consumi-los!

Escolhas nutricionais, como a Dieta Paleo e nutrição paleolítica, sem dúvida, devem ser a opção escolhida quando se trata de comer uma grande variedade de alimentos, saudáveis e saborosos.

Conheça agora mesmo o nosso ebook de Receitas Paleo, que irá lhe ajudar a aprender mais sobre a Dieta Paleo, os alimentos permitidos e muito mais:

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vá para o topo