Início / Alimentos / Alimentos Permitidos Numa Dieta Paleo

Alimentos Permitidos Numa Dieta Paleo

Neste artigo iremos falar sobre alguns dos alimentos que são permitidos na Dieta Paleo.

Não há uma dieta no mundo que não tem suas recomendações, normas e orientações relativas aos tipos, quantidades e porções de comida e bebida que são recomendadas. No caso da Dieta Paleo, você já pode ter ouvido termos como nutrição paleolítica e dieta do homem das cavernas, por exemplo. Este estilo de vida nutricional é mais comumente conhecido como o estilo de vida da Dieta Paleo e também tem regras e princípios para você conseguir utilizá-la de forma eficaz.

Os princípios básicos deste estilo de alimentação tem tudo a ver com as raízes de nossa ancestralidade e seguindo os mesmos hábitos alimentares e nutricionais que os homens das cavernas utilizavam.  A ideia desta dieta é aplicar os mesmos princípios para as nossas escolhas alimentares atuais.

O Problema Do Avanço Da Tecnologia

Quando nós paramos para pensar, percebemos que, devido aos avanços na tecnologia, agricultura e processamento de alimentos, estamos cada dia mais nos alimentando de porcarias industrializadas que só nos trazem malefícios a médio e longo prazos. Estamos cada vez mais comendo alimentos menos nutritivos e mais industrializados, infelizmente.

O homem das cavernas e nossos ancestrais eram caçadores e sempre comiam as frutas mais frescas, carnes magras e vegetais sem agrotóxicos. Se você seguir os alimentos recomendados para a Dieta Paleo e ficar longe dos alimentos industrializados, dará a si mesmo uma grande chance de alcançar uma saúde de ferro.

Os alimentos permitidos durante esta dieta são baseados na nutrição que era disponível para o homem das cavernas e não são alimentos processados ​​ou embalados. Quem fizer esta Dieta Paleo também deve ficar longe das carnes gordas (as mais saborosas), mas infelizmente não são as melhores carnes para nossa dieta.

Alimentos Proibidos

Carnes como linguiça de porco, bacon, calabresa, asas de frango, frios processados, salsicha, carne de porco gorda e costelas de cordeiro, bem como a pele do peru e frango sempre devem ser evitadas. A obesidade e doenças cardíacas estão em níveis recordes mundial e, as carnes gordurosas são grandes responsáveis por isto.

Os homens das cavernas também não consomem quaisquer grãos ou trigo, porque eles viviam na era antes de agricultura. O glúten está rapidamente se tornando um dos principais contribuintes para problemas digestivos e nutricionais. Portanto, todos os tipos de alimentos que contenham glúten não estão na lista de alimentos permitidos da Dieta Paleo. 

Cuidado com a falsa segurança oferecida por esses supostos grãos “sem glúten”, além de outros grãos que são processados e industrializados.

O que isto significa é que grãos como cevada, milho, aveia, arroz, centeio, trigo e arroz , bem como todos os produtos fabricados a partir deles, como o pão, trigo, bolos, biscoitos, salgadinhos de milho, milho na espiga, amido de milho, xarope de milho, donuts, pão achatado, massas, panquecas, pão, pizza, quinoa, bolos de arroz, farinha de arroz, macarrão de arroz, pudim de arroz, aveia e biscoitos de centeio NÃO estão na lista de alimentos aprovados na Dieta Paleo. 

Para muitas pessoas, a limitação desses tipos de alimentos é muito difícil, mas o que é importante lembrar é que os benefícios deste “sacrifício” vão entregar mais saúde para seu corpo e, portanto, sua vida será mais saudável!

Temos falado muito sobre as limitações e e os alimentos que não são aprovados numa Dieta Paleo. A boa notícia, porém, é que tem muitos alimentos que podem ser consumidos numa Dieta Paleo. Como tudo aquilo que vale a pena na vida, persistência e compreensão é fundamental para o sucesso desta dieta e somente estas pessoas que conseguirão ter uma vida mais plena e saudável.alimentos permitidos dieta paleo

O Que Comer?

Sabemos que os homens das cavernas não comiam laticínios. No entanto, os ovos são certamente parte de uma Dieta Paleo. Um grande prato favorito de muitas pessoas na Dieta Paleo, é um delicioso omelete de 2 ovos com uma abundância de produtos frescos, tais como pimentão, cebola, tomate e cogumelos. 

Quando sentir fome, lanches de frutas e legumes frescos são uma ótima opção e isso inclui aqueles que seguem uma Dieta Paleo. Temos uma incrível variedade de frutas frescas disponíveis e legumes como cenouras cruas, pimentão, pepino e aipo que são ótimos para nosso corpo e proporcionam muitos benefícios à saúde. Uma coisa a lembrar – resista à tentação de adicionar molhos ou condimentos nos seus alimentos. A adição ou quantidade errada pode tirar todos os benefícios deles.

Carnes magras são, em grande parte, o estilo de vida Paleo e há muitos tipos delas que você pode comer! A palavra magra, porém, é a chave! Você deve sempre procurar carnes de animais que foram alimentados com capim, ao ar livre ou pastagem levantada. Quando essa opção não estiver disponível, selecione os cortes mais magros de carne que você pode encontrar. Frutos do mar também é uma excelente escolha.

Um dos aspectos mais benéficos da Dieta Paleo é quando se trata da perda de peso. Muitos dos problemas de peso que enfrentamos hoje vêm de excessos alimentares. A Paleo afeta isso, eventualmente, retardando o seu processo digestivo ao longo do tempo. Isso significa que você vai se sentir mais saciado com menos comida e, como resultado, você só come quando está com fome. 

Assim como o homem das cavernas, você pode achar por vezes que pulou uma refeição. Não se preocupe muito com isso, pois o seu corpo lhe dará o sinal quando estará com fome e precisa de mais “combustível”.

Apenas lembre-se sempre, quando você for comer, para escolher os alimentos que pode na sua Dieta Paleo para começar a ter os resultados desejados. Desde a eliminação de problemas digestivos até se livrar de alergias alimentares, sentindo-se com muito mais saúde e claro, poder perder peso sem fazer uma dieta maluca!

Fique o mais perto possível dos alimentos recomendados para a Dieta Paleo e verá por si próprio como sua saúde será melhorada! :)

Se você gostou deste arigo, com certeza irá se interessar pelo ebook oficial aqui do blog que possui mais de 100 receitas específicas da Dieta Paleo. Confira:

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vá para o topo